14º FestCine abre inscrições para oficinas gratuitas

A Secult-PE/Fundarpe e a Prefeitura do Recife abrem inscrições para três oficinas gratuitas na área de audiovisual, que integram as ações do 14º FestCine – Festival de Vídeo de Pernambuco, a partir desta quinta-feira (01/11).

São oferecidas as oficinas “Figurino para Cinema”, ministrada por Bárbara Cunha, “Realizando em 1 minuto”, com Alice Gouveia, e “Oficina de Visagismo”, com Marcos Freire, os interessados devem se inscrever até o dia 14 de novembro.  As aulas serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco, do Derby, entre os dias 03 a 07 de dezembro.

Para se candidatar, basta enviar um e-mail para cinemafundarpe@gmail.com com nome completo, e-mail e telefone de contato, além de carta de intenção (máximo de 10 linhas) e currículo (máximo 30 linhas). O resultado da seleção será divulgado até o dia 25 de novembro e os selecionados receberão certificados conclusão das oficinas, contanto que cumpram com a frequência mínima de 75% das horas/aula.

FestCine
O do 14º FestCine – Festival de Vídeo de Pernambuco será realizado entre os dias 3 e 8 de dezembro, com sessões no Cinema São Luiz. O Festival reúne ainda mostras competitivas de ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe.

OFICINAS OFERECIDAS

1 – Oficina de Figurino para Cinema

Ministrante: Bárbara Cunha – Formada em design pela UFPE, trabalha como figurinista, com mais de 10 anos de experiência na área e atuação em Recife e no Rio de Janeiro, em cinema, televisão, teatro e demais mídias artísticas. Em seu currículo, trabalhos com os diretores Leo Falcão, Eryk Rocha, Paulo Caldas, Lírio Ferreira, Cláudio Assis, Júlio Bressane, Cacá Diegues, João Falcão, Ana Kfouri, entre outros. De estagiária de figurino, passando pela assistência de figurino até chegar a assinar seus próprios trabalhos como figurinista, Bárbara Cunha conta com 6 longa-metragens, 1 programa de televisão (canal Futura), dois especiais para a Rede Globo, 1 minissérie, videoclipes,  DVD’s de especiaos de Pedro Salustiano e Quinteto Violado, 4 peças de teatro e diversos curtas, além de aturar amplamente na publicidade.

Objetivo: Ensinar uma metodologia para ser aplicada na execução de um figurino, iniciando pela leitura técnica até a criação de um projeto de figurino com suas inúmeras etapas a serem cumpridas. Estudar o processo de criação e execução de um figurino, desde a leitura de um roteiro até a apresentação do projeto, com o estudo das cores e a escolha dos materiais. Noções básicas da história da indumentária.

Público- alvo: Estudantes (e profissionais) iniciantes das áreas de moda, artes cênicas, design, cinema, comunicação que pretendam aprofundar-se na área de figurino para cinema, tv,teatro e demais midias.
Nº de Alunos: 25 alunos

Carga Horária: 15 h/aulas
Período: 05 a 07 de dezembro
Horário: 13h às 18h

COMO SE INSCREVER:

E-mail para cinemafundarpe@gmail.com, com o assunto Oficina Figurino para Cinema; Carta de intenção com no máximo 10 linhas (dizendo porque quer fazer a oficina).

Resumo do Currículo do aluno (até 30 linhas).
2 – Oficina Realizando em 1 minuto
Ministrante
: Alice Gouveia – é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica tendo concluído o curso na New York Film Academy em Nova York no ano de 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano. Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.

Objetivo: A oficina visa colocar os participantes em contato com o fazer audiovisual, a partir de aulas expositivas, utilizando projeções, distribuição de apostilas com informações sobre produção
audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem. Os filmes resultantes da oficina serão postados na web e exibidos no último dia do festival.
Público- alvo: população em geral a partir de 16 anos.
Nº de Alunos: 20
Carga Horária: 30 horas
Período: 03 a 07 de dezembro
Horário: 9h às 18h

COMO SE INSCREVER:

E-mail para cinemafundarpe@gmail.com, com o assunto Oficina Realizando em 1 minuto
Carta de intenção com no máximo 10 linhas

Resumo do Currículo do aluno (até 30 linhas)

3 – Oficina de Visagismo

Ministrante: Marcos Freire –

Objetivo: Ressaltar a importância da decupagemdo roteiro para a composição do perfil estético das personagens. Através da compreensão dos diferentes conceitos fílmicos, os participantes serão estimulados a compreender a abordagem antropológica das personagens, ressaltando as características individuais e culturais delas, de acordo com o visagismo pedido pelo diretor. Dessa forma, as diferentes áreas poderão ser harmonizadas tendo como referência a estética das personagens. Isso será feito através de esclarecimentos teóricos, demonstração prática de visagismo e exercício de decupagem de roteiros de curtas pernambucanos. Trechos de filmes serão exibidos e comentados. Trechos de roteiros serão decupados. Todo o trabalho será exibido simultaneamente no monitor, para facilitar o acompanhamento dos participantes

Público- alvo: Estudantes ou profissionais de audiovisual.
Nº de Alunos: 25 alunos

Carga Horária: 15 h/aulas
Período: 05 a 07 de dezembro
Horário: 8h às 13h

COMO SE INSCREVER:

E-mail para cinemafundarpe@gmail.comcom o assunto Oficina de Visagismo.
Carta de intenção com no máximo 10 linhas

Resumo do Currículo do aluno (até 30 linhas)

SERVIÇO
Inscrições para Oficinas de Audiovisual do 14º FestCine – Festival de Vídeo de Pernambuco

Período inscrições: de 01 a 14 de novembro.
Inscrições pelo e-mail:
cinemafundarpe@gmail.com
O resultado da seleção será divulgado até o dia 25 de novembro.
Outras informações: 3184-3073 / 3184-76

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s