Materialização rítmica – Oficina de improvisação e composição com Dielson Pessôa e Zé Alex

Sobre a oficina:

Os exercícios deste treinamento combinado, visam a cena, o acontecimento teatral, a performance. Através de exercícios e jogos aplicados a cada PONTO, sendo eles trabalhados separadamente e depois todos se cruzam nas sessões de improvisação, aumentando a capacidade de controle e abstração do ator/performer/dançarino levando-o a criação/composição lúcida e livre.

Improvisação e composição utilizando Suzuki + ViewPoints

A partir da técnica dos VIEWPOINTS, estimular um pensamento crítico e a criação de partituras cênicas e composições através das improvisações.

Conteúdo:

Através de exercícios físicos/espaciais desenvolver cada ponto de vista: tempo, duração, resposta cinestésica e repetição; forma, gesto, arquitetura, relação espacial e topografia (padrào de chão – desenho/rastro do percurso no chão), visando a criação de composições cênicas.

1˙parte: treinamento físico / atenção

2˙ parte: exercícios de estimulo e exploração dos pontos de vista

3˙ parte: sessões de improviso

4˙ parte: criação de composições

MATERIAL PARA OS ALUNOS TRAZEREM:

– ROUPAS OU BRANCA OU PRETA

–  MEIAS GROSSAS E VELHAS (mas sem furos…)

–  CDS com musicas que goste.

Sobre os ministrantes:

Dielson Pessôa – Bailarino consagrado por sua performance, iniciou-se nas artes, ainda criança, começando como estudante de Música, Dança Popular e de Salão. Em seguida, por curiosidade, entra para o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea.

Aos 18 anos de idade, ingressa na renomada Companhia de Dança Deborah Colker (RJ), e integra o elenco dos espetáculos “4X4, Rota, Mix e Nó”.

De 2006 a 2008 participa do Balé da Cidade de São Paulo, onde recebe o prêmio de “Melhor Bailarino” pela  APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Aplaudido por personalidades da dança como: Ohad Naharin (Israel), Mauro Bigonzzett (Itália), Itzik Galil (Holanda), Luiz Arrieta (Argentina), Cayetano Soto (Espanha) e Jorge Garcia (Brasil), realiza turnées pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Transformando seus sentimentos e comoções através de uma movimentação dramática, cria em 2009, seu primeiro espetáculo solo “Neonomade” em parceria com o pianista Victor Araújo.

Atualmente, dança na Cia de Dança Deborah Colker onde se apresenta como o protagonista do espetáculo “Tatyana”.

 

Zé Alex – Diretor da Cia Enviezada, ator, dirigiu as peças: Galileu Galilei, Humanidade Anônima, O Sonho, Caminhos- uma intervenção urbana, e o work in progress A menina que queria ser fada

Formado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2006.  Ator em diversos Curtas Metragens e comerciais publicitários.

Foi o idealizador e coordenador geral da MOSTRA PRÁTICA, criador e diretor da Mostra de Esquetes – DA MOSTRA de Esquetes  O Tablado, realizada no Teatro Tablado, de 1998 a 2002; e diretor artístico do CEP 20.000 (Centro de Experimentações Poéticas), realizado no Espaço Cultural Sérgio Porto, de abril a setembro de 2003. Desde 2002 produziu o riocenacontemporânea, e até 2008 dava aulas de Teatro na ONG Afroreggae na Unidade do Complexo do Alemão. Foi Assessor Técnico em Artes Cênicas do Departamento Nacional do SESC onde coordenou o Projeto Palco Giratório (2008/2010).Produziu o espetáculo RAINHA(S)/SP, dir. De Cibele Forjaz, na tour nacional pelo programa BR Cultural/Petrobrás  jan/set 2010. É diretor de produção do festival ArtCena 2011.

O curso acontece no Museu Murillo La Greca

de 12 a 16 de novembro de 2012 com duas turmas:

manhã: das 9h às 12h

tarde: das 14h às 17h

Faixa etária: a partir dos 16 anos     Máx. 35 alunos por turma

Público alvo: ATORES, DANÇARINOS, ARTISTAS CIRCENSES E ESTUDANTES DE TEATRO

Valor do investimento: R$ 70 reais pela semana

Inscrições pelo email: educativommlg@gmail.com ou pelo fone: 3355.3127 

  LINK : http://vimeo.com/50065756

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s