Inscrições abertas para desenvolvimento de projetos do Festival de Cannes

Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições de projetos para participar da “Fábrica dos Cinemas do Mundo” (La Fabrique des Cinémas du Monde), espaço do Festival de Cannes destinado ao desenvolvimento de projetos de longas-metragens de realizadores novatos que habitem países da África, Ásia, Europa Central e Oriental, Oriente Próximo, Oriente Médio ou América Latina.

“La Fabrique des Cinémas du Monde” é um programa destinado a estrangeiros, que promove encontros com profissionais experientes e organismos responsáveis pelo fomento à criação cinematográfica, além de uma série de oficinas. O Festival de Cannes acontece entre os dias 15 e 26 de maio de 2013, na cidade francesa.

Serão selecionados apenas 10 projetos, de realizadores que estejam desenvolvendo o seu primeiro ou segundo longa-metragem, ou que tenham finalizado um longa-metragem com auxílio financeiro do Fonds Sud Cinema ou do Fonds Francophone de Production Audiovisuelle du Sud, dois fundos de investimento franceses voltados para produções estrangeiras. Os produtores dos projetos em questão também devem residir nas regiões contempladas pelo programa e ter produzido filmes nestes locais nos últimos cinco anos.

O Brasil marcou presença nas três edições anteriores da Fabrique des Cinémas du Monde: na edição de 2010, “Pela janela, de Caroline Leone, foi selecionado para participar das oficinas para projetos em desenvolvimento. No ano de 2011, Gustavo Melo levou a Cannes seu projeto “1994”. E em 2012, foi a vez de “Mate-me por favor”, da diretora Anita Rocha da Silveira e da produtora Vania Catani, representar o país no evento.

O programa é organizado pelo Institut Français, com o apoio da Embaixada da França no Brasil, da Organização Internacional da Francofonia, do Audiovisuel Extérieur de La France e do CFI, canal de TV francês voltado para o público africano.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Les Cinémas du Monde, o pavilhão internacional do Festival de Cannes.

*Com informações do site da Ancine

Fonte: Site Cultura e Mercado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s