Pequeno Encontro de Fotografia em Olinda

Atividades visam provocar diálogo entre os convidados, participantes e os moradores.

Por Eva Duarte

Interfaces, convergências, hibridismos. Pontos de contato e de inflexão entre processos analógicos e digitais, entre imagem estática e em movimento postos em discussão. Este é o objetivo do Pequeno Encontro da Fotografia, evento anual dedicado à promoção do diálogo acerca da integração de linguagens e de mídias no campo da Fotografia. A primeira edição conta com recursos do Funcultura e vai acontecer de 18 a 22 de setembro de 2012, tendo o sítio histórico de Olinda como cenário.
Durante cinco dias, o Encontro pretende criar ambientes propícios a trocas, aprendizagens, reflexões e fruição de imagens. Pretende criar uma interface para um intenso diálogo entre os convidados, participantes e os moradores da cidade, fortalecendo, assim, a rede criativa da Fotografia no Brasil.
Entre os convidados, há uma grande diversidade de apropriações das ferramentas, técnicas e suportes analógicos e digitais para a produção da fotografia. De maneiras muito peculiares, as opções pelos usos de recursos analógicos e digitais provocam efeitos singulares na obra de cada um.
Foram programadas atividades dedicadas à prática da fotografia, que incluem oficinas e uma expedição. Para ministrar as oficinas, Ricardo Peixoto (PB) traz seu processo lúdico e a metodologia de descondicionamento do olhar; Alexandre Sequeira (PA), suas proposições interdisciplinares e questionamentos sobre arte contemporânea e fotografia; enquanto o Media Sana (PE) provoca a produção de peças de comunicação a partir de dispositivos móveis, unindo imagem e som.
Entre os espaços reservados à reflexão e o debate, estão palestras, uma mesa-redonda e uma tarde de leituras de portfólios. Durante as palestras, serão apreciadas as experiências em laboratório fotoquímico de Eustáquio Neves (MG), o trabalho em fotojornalismo em película preto e branco de Paula Sampaio (PA) e a produção textual de Ronaldo Entler acerca dos híbridos digitais. Na mesa-redonda, três coletivos que vêm traçando caminhos bem diversos vão apresentar suas ideias: Trotamundos (SE), Media Sana e O Santo (PE). Na sequência, teremos projeções com imagens desses mesmos coletivos. Os fotógrafos presentes ainda terão a oportunidade de participar de uma leitura de portfólios com Ricardo Peixoto, Alexandre Sequeira e Ronaldo Entler (SP).
No último dia, uma expedição fotográfica com orientação de Ricardo Peixoto vai explorar os bairros do Rosário, Bonsucesso e Guadalupe a partir de um roteiro previamente traçado que aponta lugares e pessoas importantes para a sustentabilidade econômica e cultural das comunidades.
Após o crepúsculo, os resultados serão projetados na parede da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Também nesse momento serão apresentados os resultados de uma intervenção sociocultural que consiste na pesquisa, digitalização e sistematização do acervo de fotos de dez famílias do bairro do Rosário, a ser realizada pelos coordenadores do Encontro – Eduardo Queiroga, Mateus Sá e Mila Targino.

ONDE

Sítio Histórico de Olinda – diversos lugares

QUANDO

18/9/2012 a 22/9/2012

quanto

Acesso gratuito a todas as atividades

websitehttp://pequenoencontrodafotografia.com/

CONTATO

Assessora de imprensa: Eva Duarte [81] 9173.8073 /pequenoencontrodafotografia@gmail.com

Fonte: Site Overmundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s